Cuidado, dengue mata!

Cuidado, dengue mata!

Campanha de prevenção à dengue e doenças transmissíveis pelo Aedes aegypti

Com o verão e o período chuvoso, a dengue avança em Minas Gerais, assim como em todo o país. É preciso ter cuidado e ficar alerta para não deixar que o Aedes aegypti se reproduza. 

A Dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e tem alto poder de infecção. Estimativas da Organização Mundial da Saúde – OMS – cerca de 50 milhões de pessoas sejam infectadas anualmente. A transmissão ocorre pela picada do mosquito e existem quatro tipos da doença:

  • DEN-1
  • DEN-2
  • DEN-3
  • DEN-4

SINTOMAS

Eliminar água parada evita com que o mosquito se reproduza, sendo esta a forma de prevenção mais eficiente. Qualquer local pode se tornar um foco da doença: desde uma tampinha de refrigerante até uma caixa d’água sem tampa. Não importa o tamanho do local ou objeto, se acumulou água, temos que eliminar.

PREVENÇÃO

Fique sempre atento a estas dicas:

dicas de prevenção à dengue

CAMPANHAS DE PREVENÇÃO

O Ministério da Saúde, bem como a Secretaria de Estado de Saúde prepararam campanhas para alertar a população dos perigos da doença.

A Real Guindastes abraça esta campanha e junto de toda equipe queremos dar um basta nesta doença. 


MITOS SOBRE O MOSQUITO DA DENGUE

AR-CONDICIONADO E VENTILADORES MATAM O MOSQUITO

Quando se usa o ar-condicionado a temperatura e a umidade baixam, isso inibe o mosquito. Ele tem mais dificuldade para detectar onde estará a possível vítima de sua picada. Porém não morrerá. Esses aparelhos apenas espantam o mosquito que poderá voltar em outro momento.

PARA MATAR OS OVOS DO MOSQUITO BASTA SECAR OS RESERVATÓRIOS DE ÁGUA PARADA

Não é apenas o simples ato de secar os reservatórios de água parada que irá impedir o mosquito da dengue de se reproduzir. É preciso limpar o local também, pois o ovo ainda pode ser manter “vivo” por mais de um ano sem água.

REPELENTES SÃO FUNDAMENTAIS NO COMBATE À DENGUE

Repelentes, velas de citronela ou andiroba, ao contrário do que muita gente pensa, não têm muito efeito no combate à dengue, pois têm efeito indeterminado e temporário.

TOMAR VITAMINA B AFASTA O MOSQUITO

Apesar de ser verdade que o mosquito é atraído de acordo com a respiração e o gás carbônico exalado pela pessoa, não é uma medida eficaz de combate à dengue a ingestão de vitamina B, bem como alho ou cebola (que têm cheiro eliminado pela pele).
Tomar vitamina B pode afastar mosquitos, mas isso não dura muito e também irá variar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, podendo até não ter efeito algum.

QUALQUER PICADA DO MOSQUITO TRANSMITE A DOENÇA

Primeiramente é necessário que o mosquito esteja contaminado. Além disso, cerca de metade das pessoas picadas não desenvolvem a doença. Entre 20 e 50% vão desenvolver formas subclínicas da doença. Ou seja, sem apresentar sintomas. Mesmo assim, é importante em caso de dúvida ou qualquer suspeita procurar o posto de saúde mais próximo.

BORRA DE CAFÉ NA ÁGUA DAS PLANTAS MATA OS OVOS DO MOSQUITO

Não há comprovação de eficácia da borra de café na água das plantas nem sobre a terra no combate ao mosquito. Pelo contrário, já foi verificado na prática que a larva do Aedes aegypti se desenvolve na água suja de borra de café. Ao invés de usar a borra, tente eliminar os pratos dos vasos, ou coloque areia até as bordas para eliminar a água. Lave também os pratos com bucha e sabão semanalmente. Isso é eficaz contra a dengue.

AS LARVAS DO MOSQUITO SÓ SE DESENVOLVEM EM ÁGUA LIMPA

Os ovos do mosquito também podem se desenvolver em água suja e parada. Hoje se discute até se as fêmeas do Aedes têm realmente a preferência pela água limpa. Então para combater a dengue, o importante é acabar com qualquer reservatório de água parada, seja limpa ou suja.

Fonte: www.dengue.pr.gov.br


CUIDADO, DENGUE MATA! O perigo é para todos e o comate também. Faça sua parte.

desenho de mulher sendo picada por mosquito Aedes aegypti e o texto: O perigo é para todos. O comtate também. Faça sua parte.

Para saber mais, acesso os sites:

Ministério da Saúde

Secretaria de Estado de Saúde – Governo de Minas Gerais


Veja outras notícias em nosso site.

Conceito visual e texto: Charles C. Faria – Comunicação e Marketing – Real Guindastes – © 2019

Deixe seu comentário

Encontre a solução ideal para sua construção

Solicitar Orçamento