
Grua ou guindaste? Saiba a diferença!
Utilizar uma grua ou um guindaste? Esta é uma dúvida muito comum dos gestores de obra, engenheiros e profissionais da segurança do trabalho.
Quando recorremos ao dicionário da língua portuguesa, vemos que a definição de grua é “tecnologia; aparelho destinado a levantar cargas; guindaste.”.
Por sua vez, o guindaste é definido como “aparelho destinado a levantar grandes pesos; guincho; guindaste de lança, que permite erguer cargas dentro de um grande raio.”.
Então, de acordo com o dicionário, grua e guindaste são aparelhos destinados a erguer ”grandes pesos” e “levantar cargas”. Portanto, não existe nenhuma diferença em suas finalidades. Ambos são equipamentos de guindar, sendo que a grua é um equipamento fixo, enquanto o guindaste é um equipamento de guindar móvel, que opera sobre rodas ou esteiras.
Para utilização destes equipamentos é fundamental que seja realizado previamente o plano de cargas, ou plano de rigging, que definirá o equipamento correto a ser utilizado para a devida finalidade.
Portanto a melhor opção é contratar uma empresa que faça o fazer o plano de rigging para sua obra. Independentemente de ser um guindaste móvel ou uma grua fixa, garantir a segurança do trabalho é fundamental.
A Real Guindastes dispõe de gruas e guindastes modernos, capazes de atender as mais diversas necessidades relativas ao içamento de cargas. Realizamos todo o plano de rigging para garantir a segurança e o sucesso da operação. Entre em contato com a nossa equipe comercial, estamos à disposição para esclarecer suas dúvidas!