
NR-11: normatização sobre operações de movimentação de cargas
Movimentar cargas exige uma responsabilidade muito grande diante do desafio e dos riscos que são inerentes à atividade. Como forma de garantir a segurança de todos os envolvidos existe uma norma regulamentadora sobre o assunto. Neste texto falaremos sobre a NR de movimentação de carga, a sua origem, o que a norma diz e como cumprir os seus itens com responsabilidade para realizar este tipo de serviço com segurança.
A ORIGEM DA NR
Antes de começarmos é importante saber qual a origem da NR. A sigla é utilizada para definir a norma regulamentadora e foi implementada nos anos 70 a partir da lei 6514 de 1977. Essa lei alterou o capítulo V da Consolidação da Leis do Trabalho e modificou a forma como vemos e tratamos o assunto da segurança e medicina do trabalho.
A criação de uma norma regulamentadora acontece a partir de uma comissão em que estão presentes os representantes do governo, empregadores e empregados. Ao longo destes mais de 40 anos, cerca de 37 normas reguladoras foram introduzidas abordando os mais diversos assuntos. No nosso caso em específico, a NR responsável por traçar as diretrizes de movimentação de carga é a NR 11.
MAS O QUE DIZ A NR MOVIMENTAÇÃO DE CARGA 11?
A NR 11 foi uma das primeiras normas regulamentadoras a entrarem em vigência. Nesta norma está descrita os requisitos mínimos de segurança para a movimentação, transporte, armazenamento e manuseio de cargas. Ela estabelece que:
- Os equipamentos de cargas, como guindastes e elevadores de carga, devem ser usados após um estudo detalhado que ofereça as garantias de resistência e segurança para todos os envolvidos;
- Além dos equipamentos, os acessórios usados no transporte, como os cabos de aço, correntes, roldanas e ganchos devem ser inspecionados continuamente sendo trocados se necessário;
- Deve estar indicado sempre nos equipamentos a carga máxima de trabalho;
- Todo o operador deve realizar um curso específico sobre a NR 11 para conduzir o guindaste obedecendo às normas de segurança;
- Os condutores devem estar devidamente habilitados e só podem dirigir se estiverem devidamente identificados com cartão específico, válido por um ano;
- Todos os equipamentos devem ter buzina sonora de forma preventiva.
Em letras gerais, é necessário que as empresas sigam todas as normas de movimentação de carga para realizar o transporte de forma segura, planejada e que garanta a segurança de todos os envolvidos.
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS NA REAL GUINDASTES: SEGURANÇA SEMPRE!
A Real Guindastes segue a NR e disponibiliza veículos preparados e que seguem as regras de segurança. Trabalhamos para garantir que as atividade de transporte de cargas sejam seguras e que atendam às normas de segurança vigentes. Utilizamos processos modernos de gestão, aprimoramos os treinamentos de nossos colaboradores e cumprimos as exigências de segurança e respeito ao meio ambiente. Com mais de 30 anos de história, oferecemos aos nossos clientes qualidade, conforto, confiança, ética e profissionalismo em nossas operações. Escolha uma empresa que cumpra a NT movimentação de carga. Escolha a Real Guindastes! Acesse o nosso site e solicite um orçamento!