
O que é Plano de Rigging
Todo bom projeto precisa elaborar um Plano de Rigging para garantir eficiência e segurança na operação.
O QUE É O PLANO DE RIGGING?
O Plano de Rigging é um estudo preliminar, feito antes de todo serviço de movimentação de cargas. Este estudo visa tornar esta tarefa mais segura e eficiente. O Ministério do Trabalho, em sua norma regulamentadora 12 (NR-12 / ANEXO XII) define como: “…o planejamento detalhado e formalizado de uma movimentação de carga com guindaste”.
Neste plano as operações previstas são simuladas. Desta forma todos os possíveis fatores que ocorrerão de fato durante um trabalho de içamento e movimentação de cargas. Nestes casos, é possível prever e evitar maiores danos nas operações tornando o procedimento mais seguro.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE RIGGING?
Com o plano de movimentação de cargas é possível otimizar o tempo de trabalho do equipamento e seus recursos aplicados: acessórios, preparação do solo, equipamentos necessários, etc. Assim reduz-se os custos e evitar acidentes e possíveis incidentes no processo.
Por meio deste estudo é possível definir os guindastes ou gruas (guindastes de torre) e amarrações adequadas para a tarefa. Desta forma, os esforços exercidos pelo tipo de piso (solo) onde o equipamento será posicionado, interferências aéreas devido às grandes alturas que estes equipamentos podem alcançar. Além disso é possível prever interferências subterrâneas e mapear toda extensão do perímetro que se estenderá a operação. O resultado disto é apresentar a melhor solução para fazer determinado içamento de forma eficiente e mais segura.
QUEM PODE ELABORAR UM PLANO DE RIGGING?
O plano de movimentação de carga pode ser elaborado por engenheiros e técnicos que possuam CREA ativo, para isto, o profissional deve emitir uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) para cada planejamento. A lei nº 6.496/1977 determina a obrigatoriedade da ART na prestação de serviços de engenharia.
O item 18.14.24.17 da NR-18 fala especificamente da obrigatoriedade do “plano de carga / rigging” para trabalhos de movimentação com gruas (guindastes de torre). Já a NR-12 destaca no anexo XII o “Profissional de movimentação de carga – RIGGER“, responsável pela elaboração e planejamento do plano de movimentação de carga.
Conheça mais sobre o Plano de Rigging e saiba de sua importância, acesse.