SIPAT 2018 Real Guindastes – Prevenção de acidentes com ZERO DANO

Segurança total, zero dano é Real.

Entre os dias 04 e 08 de dezembro de 2018, aconteceu na Real Guindastes a SIPAT 2018. A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho é um evento anual extremamente importante para a Real. Durante toda semana ocorreram palestras e treinamentos buscando: qualificação, conhecimento, aprimoramento e reciclagem para todos os colaboradores.

palestrante claudenir teixeira apresentando palestra sobre dores nas costas - sipat 2018 real guindastes

O palestrante Claudenir Teixeira apresentando palestra sobre dores nas costas – SIPAT 2018 Real Guindastes

Saúde, nutrição, stress, infecções, segurança no trabalho e qualidade de vida foram os temas abordados durante as palestras e dinâmicas em grupo. Na Unidade Central, as ações aconteceram na sala de treinamentos do Pátio I, com participação de mais de duzentos colaboradores. Também aconteceram DSS (Debate Sobre Segurança) especiais nas outras unidades da Real Guindastes, levando informação e conhecimento para todos os colaboradores.

 

PROGRAMAÇÃO

04/12  |  Terça-feira

10H – Prevenção e combate a princípio de incêndio
Palestrante: Carlos – N.A. Extintores

14H – Dor nas costas no ambiente de trabalho – palestra e massagem
Palestrante: Claudenir Teixeira – Massoterapeuta

 

05/12 | Quarta-feira

10H – Nutrição saudável e educação alimentar
Palestrante: Maria Tércia – Nutricionista – SODEXO

14H – Infecções sexualmente transmissíveis e AIDS.
Palestrantes: Sâmara Souza e Isabela Silva – Palestra e dinâmica – CRED

 

06/12 | Quinta-feira

10H – Stresse no ambiente de trabalho
Palestrante: Juliane Vieira – Palestra e dinâmica – EQUILIBRIUM

14H – Prevenção à obesidade
Palestrante: Maria Tércia – Nutricionista – SODEXO

 

07/12 | Sexta-feira

10H – A comunicação eficaz
Palestrante: Victor Pessoa – Master Mind.

 

08/12 | Sábado

10H – Encerramento da SIPAT 2018 e premiação do Concurso de Frases
Encerramento com agradecimento da diretoria e premiação da frase vencedora no Concurso de Frases além de entrega de premio aos Destaques de Segurança no ano de 2018.

 

ALGUNS DADOS IMPORTANTES

Ao longo do triênio 2016-2018, a Real Guindastes avançou bastante na redução de acidentes. Estes números, reforçam a importância de ações de prevenção, treinamentos e da ação conjunta de todos dentro da empresa.

estatísticas segurança real guindastes

Fonte: SESMT / Real Guindastes

Em 2018, tivemos uma redução de mais de 60% em relação aos dois anos anteriores. Esta queda é o resultado direto das ações de prevenção e apontam para os caminhos que as próximas campanhas de segurança devem buscar.

tipo de acidentes real guindastes

Fonte: SESMT / Real Guindastes

Destaque para a redução de acidentes típicos em 2018. Um grande avanço nas estatísticas foi a mensuração do “quase acidente”. Este dado é vital para as estratégias de segurança da Real Guindastes, uma vez que ele demonstra de forma clara os focos de possíveis acidentes. Cada “quase acidente” notificado gera a oportunidade de identificar, investigar e criar soluções para evitar que este possível acidente, transforme-se em um acidente no futuro.

 

estatísticas quase acidente real guindastes

Fonte: SESMT / Real Guindastes

Vale lembrar que segundo a teoria de Frank Bird, para cada acidente com lesão grave ou fatal, ocorreram dez acidentes com afastamento, trinta acidentes com danos materiais e seiscentos “quase acidentes”: 1-10-30-600. Ou seja, combater e solucionar os fatores que causaram um “quase acidente” faz com que o número de acidentes com danos materiais, afastamento, grave ou fatais diminuam consideravelmente.

Vale destacar que apesar do aparente crescimento, estes dados demonstram o empenho da equipe em combater o “quase acidente”, já que estes dados não eram computados.

 

 

estatísticas avarias e pequenos danos real guindastes

Fonte: SESMT / Real Guindastes

Outro dado importante do levantamento é o número de avarias e pequenos danos (RO-E), que teve ligeiro crescimento ao longo dos últimos três anos. Apesar do aparente aumento, assim como o “quase acidente”, o número demonstra que os incidentes passaram a ser mais apontados. Contudo, é necessário o esforço de todos para que, cada vez menos danos leves sejam causados aos veículos e equipamentos. Desta forma, colaboradores e equipamentos estarão sempre aptos a executar as tarefas.

 

CONCURSO DE FRASES

Frase vencedora do concurso de frases - SIPAT 2018 Real Guindastes

Frase vencedora do concurso de frases – SIPAT 2018 Real Guindastes

Como parte dos eventos da SIPAT 2018, o SESMT realizou o concurso de frases, aberto para todos os colaboradores da Real Guindastes. Centenas de frases foram enviadas, demonstrando engajamento e grande participação de toda equipe. As frases deveriam conter as palavras: “ZERO DANO” e o grande vencedor foi premiado com uma TV 32″.  A frase vencedora foi: “SEGURANÇA TOTAL, ZERO DANO É REAL.” e será utilizada durante todo o ano de 2019 como tema para as ações de segurança e saúde da Real Guindastes.

 

 

 

ALÔ SEGURANÇA!

Outra ação que aconteceu durante a SIPAT 2018 Real Guindastes, foi o “Alô Segurança!“. Durante toda a semana, os colaboradores da Real Guindastes foram convidados a atender as ligações nos telefones com a frase: “Alô Segurança!“. Esta ação visou o engajamento de todos, incentivar a segurança em todos os setores durante a SIPAT 2018 e também chamar a atenção para a importância da segurança para toda a empresa. Algumas ligações foram premiadas e quando o colaborador atendia a ligação com “Alô Segurança!” ganhava vários brindes.

 

2019 TEM MAIS

A Real Guindastes agradece a todos pelo empenho e participação na SIPAT 2018. O evento foi um grande sucesso e temos muito a comemorar, bem como evoluir e sempre buscar conhecimento para nos direcionar no caminho da segurança total. A segurança dentro da Real Guindastes deve ser buscada todos os dias, pois não há nada melhor que poder voltar para casa com saúde e poder rever nossa família e amigos. Por este motivo, a Real Guindastes está sempre focada no treinamento, reciclagem e orientação de toda equipe.

Em 2019 teremos novas ações, dinâmicas, palestras, treinamentos e procedimentos que visam criar um ambiente de trabalho cada vez mais seguro para todos. Contamos com o empenho e participação de todos os colaboradores, parceiros, clientes e fornecedores. A participação de todos é primordial para se atingir a segurança total.

Esperamos repetir o sucesso da SIPAT 2018 neste novo ano, com redução ainda maior do número de acidentes. Lembrem-se sempre: SEGURANÇA TOTAL, ZERO DANO É REAL.

 

 

 

Conceito visual e texto: Charles C. Faria – Analista de Marketing – Real Guindastes – © 2018

 

Deixe seu comentário

Encontre a solução ideal para sua construção

Solicitar Orçamento