SIPAT 2019 Real Guindastes

SIPAT 2019 Real Guindastes

A SIPAT 2019Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – aconteceu na Real Guindastes entre os dias 03 e 07 de dezembro.

A SIPAT é o maior evento anual da Real Guindastes e sua realização envolve e conta com a colaboração de toda equipe de trabalho. Durante uma semana aconteceram ações em todas as unidades da empresa.

Com a força do SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – todos os colaboradores da empresa se empenharam em discutir: saúde, segurança do trabalho, bem estar, qualidade de vida e muito mais.

Equipe do pátio de manutenção reunida para SIPAT 2019
Equipe do pátio de manutenção reunida para SIPAT 2019

Ao todo, aproximadamente 200 colaboradores participaram das palestras que foram realizadas no novo auditório da Unidade Central. Aliás, esta foi a primeira SIPAT realizada no novo espaço que, certamente permitiu maior conforto para os participantes, recursos para os palestrantes e eficiência nos treinamentos realizados.

Além das palestras, todos os dias os temas abordados na Unidade Central foram levados às diversas equipes, durante o Diálogo Diário de Segurança – DDS – a fim de levar a informação à toda equipe.

BLITZ DA SAÚDE

Com o intuito de fazer uma rápida avaliação de saúde na equipe, o SESMT realizou a Blitz da Saúde. Avaliação da pressão arterial, teste de glicemia e avaliação do IMC, além de dicas práticas de saúde foram algumas das ações da blitz.

colaboradores da real participando da blitz da saude
Colaboradores da real participando da Blitz da Saúde

Sob supervisão do Médico do Trabalho da Real Guindastes, Dr. Ivan Rocha, os colaboradores foram avaliados e as informações serão utilizadas para criar ações de saúde customizadas, desta forma, garantindo eficiência e atendendo à realidade de nossa equipe.

trabalhadores participando da blitz da saude promovida na real guindastes
Blitz da Saúde teve grande participação de toda a equipe

PALESTRAS DURANTE TODA A SEMANA

A SIPAT 2018 teve palestras durante toda a semana, com diversos assuntos e grande participação da equipe. Os temas foram variados e abordaram assuntos como saúde, qualidade de vida, prevenção de doenças e ergonomia.

Abaixo, segue um pequeno resumo de tudo que aconteceu durante a semana.

PALESTRA: QUAL É A SUA MOTIVAÇÃO?

Na primeira palestra do dia, a Téc. Segurança do Trabalho Renata Silva, da Real Guindastes apresentou palestra sobre motivação, determinação e foco para melhoria e qualidade de vida e também no trabalho.

Renata apresentou estudos e técnicas para buscar autoconhecimento, melhor utilização de nossas ferramentas de foco e determinação e os gatilhos que impulsiona a realização profissional e pessoal de cada pessoa.

No fim, contou a todos uma história inspiradora de luta, força, coragem e determinação.

PALESTRA: PREVENÇÃO DE DOENÇAS E QUALIDADE DE VIDA

Palestra ministrada por Maria Tércia – SODEXO – abordou os impactos de uma boa alimentação na prevenção de doenças e também na melhoria da qualidade de vida.

equipe real guindastes assistindo a palestra sobre qualidade de vida
Maria Tércia da Sodexo apresentou palestra sobre prevenção de doenças qualidade de vida

Durante a conversa, Maria Tércia apresentou dados de pesquisas recentes, que mostram os benefícios da substituição de alimentos processados ou ultraprocessados por alimentos naturais ou minimamente processados.

PALESTRA: ERGONOMIA

No segundo dia da SIPAT 2019 aconteceu uma ótima palestra com Julianne Vieira (@vieira.julianne) da Clínica Equilibrium.

Julianne Vieira demonstrou técnicas ergonômicas de trabalho

Os riscos ergonômicos geram grandes impactos no ambiente de trabalho, nos resultados das empresas e também na vida de cada trabalhador. De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde – a dor lombar atinge cerca de 80% da população, sendo a maior causa de afastamentos do trabalho em todo o mundo.

Melhoria na postura, divisão de volumes pesados, maneira correta de erguer e transportar objetos, são algumas mudanças que geram melhorias significativas na vida de toda a equipe.

Julianne também apresentou técnicas de ginástica laboral para a equipe

Para complementar a palestra, Julianne Vieira apresentou técnicas de ginástica laboral, rápidas e fáceis de praticar. Estas técnicas são destinadas à ativação de circulação, melhoria da elasticidade corporal, redução do risco de Lesão por Esforço Repetitivo – LER, dores lombares e diversas outras doenças.

Ginástica laboral encerrou a palestra, com grande participação da equipe

PALESTRA: DST

Na quinta-feira tivemos a participação de Lucas Nicolas, do Grupo Saúde e Vida com uma palestra muito dinâmica sobre DST / AIDS.

Lucas trouxe uma palestra muito dinâmica e divertida. Abordando um tema sério de uma maneira didática e leve. Sempre com bom humor mostrou os riscos de doenças sexualmente transmissíveis, bem como o seu impacto na vida das pessoas e de toda sociedade.

Lucas Nicolas do Grupo Saúde e Vida em palestra na Unidade Central

Lucas também apresentou um assistente virtual de saúde. Um aplicativo de realidade aumentada que tira dúvidas e auxilia na identificação de doenças e orientação para os profissionais mais adequados para cada paciente.

Lucas Nicolas apresenta o assistente virtual para a equipe

Novos tempos pedem novas abordagens sobre a saúde e também para toda a vida. Com esta proposta, Nicolas encerrou sua palestra com maestria.

PALESTRA: DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Na sexta-feira, tivemos novamente uma palestra com Maria Tércia da SODEXO.

Maria Tércia - SODEXO - fala sobre os hábitos saudáveis que previnem doenças cardiovasculares
Maria Tércia – SODEXO – fala sobre os hábitos saudáveis que previnem doenças cardiovasculares

Com foco em doenças cardiovasculares, a palestra falou sobre hábitos saudáveis que gera melhorias e bem estar em todos os aspectos.

  • Melhor alimentação;
  • Não fumar;
  • Evitar excesso de café e bebidas alcoólicas;
  • Não dirigir sob efeito de álcool;
  • Dormir bem.
Maria Tércia da SODEXO apresentou hábitos saudáveis que podem evitar doenças cardiovasculares

Estes e vários temas foram discutidos durante a palestra. Fica o alerta para que todos busquem melhorar seus hábitos e estilo de vida a cada dia. Estes hábitos ajudam a evitar várias doenças cardiovasculares e melhoram nosso dia a dia.

CAMPANHAS DE PREVENÇÃO E REDUÇÃO DE ACIDENTES

Nos últimos anos, a Real Guindastes investiu em diversas ações de segurança, prevenção de acidentes, saúde e qualidade de vida para toda sua equipe e família.

Com o engajamento e comprometimento de toda equipe, a cada ano melhoramos nossos números e reduzimos acidentes, danos patrimoniais, afastamentos, bem como melhorar nossas estatísticas de segurança.

Diversas campanhas foram realizadas na Real Guindastes em 2019

Entre 2017 e 2019, reduzimos em 54% o número de acidentes em nossas unidades. Já o número de afastamentos foi reduzido em 62% no mesmo período, segundo dados do SESMT.

Estes dados devem ser comemorados, mas também melhorados todos os dias, para que sejamos uma empresa cada vez mais segura.

ALÔ SEGURANÇA

Como parte das ações da SIPAT 2019, o SESMT realizou o, já tradicional, “ALÔ SEGURANÇA!”. Durante toda a semana, todos que que recebiam ligações atendiam o telefone com a frase: “Alô segurança”, concorrendo assim, a diversos prêmios.

Alô Segurança teve grande participação de toda equipe

De maneira descontraída, o “Alô Segurança” é uma forma de chamar a atenção para que todos devem sempre estar atentos à segurança e alertas quanto à prevenção. Durante a SIPAT 2019 foram realizadas 34 ligações, distribuindo brindes para nossa equipe.

CONCURSO DE FRASES

Outra ação que sempre tem grande participação de toda equipe foi o Concurso de Frases. Em 2020 a Real Guindastes vai em busca de um grande desafio: mapear os “quase acidentes” e criar ações de segurança para evitar que eles se transformem em acidentes. Desta forma, as palavras chave do concurso de frases 2019 foi: “quase acidentes“.

Ao todo, 49 frases foram enviadas para o concurso, com participação de todas as unidades da Real. A Comissão Julgadora recebeu diversas frases ótimas e a Real Guindastes parabeniza e agradece a todos os participantes do concurso.

A frase vencedora foi escrita por Victor Mendes Amaral – Operador Motorista de Guindauto – UCG.

Frase vencedora do concurso, escrita por Victor Mendes Amaral – UCG
O vencedor recebeu um prêmio de R$500,00

“Não seja negligente, relate o quase acidente.” A frase escrita por Victor será utilizada em 2020, nas campanhas de prevenção e segurança. Além disso, Victor recebeu um prêmio de R$500,00 como forma de agradecimento.

Além de Victor Amaral, a Real Guindastes parabeniza os colaboradores que foram sorteador durante o encerramento da SIPAT 2019: Carlos H. Rodrigues, Renato E. Dutra, Allan O. Rodrigues, Adalmário O. Machado, Carlos R. Silva, Diego J. Silva, Danderson Chaves, Luciano Estanislau, Marcelo A. Dantas Reis, Marcos V. Rezende, Maria Eduarda A. Fonseca, Alexsandro Ribeiro.

NOVOS DESAFIOS EM 2020

Com a chegada de 2020, temos também que focar nos novos desafios. Com o empenho de toda equipe a Real Guindastes completa 32 anos, presente sempre em grandes projetos.

Esta presença no mercado gera também uma grande responsabilidade por parte de toda a equipe, lembre-se: é você quem faz a segurança acontecer.

Novas campanhas serão criadas, novas ações em todas as áreas. Onde estiver um colaborador da Real Guindastes, ali estará trabalho bem feito, executado com qualidade e segurança. Entregando grandes resultados e fortalecendo cada vez mais a família Real.

GALERIA DE IMAGENS



Confira outras notícias.

Conceito visual e texto: Charles C. Faria – Comunicação e Marketing – Real Guindastes – © 2019

Deixe seu comentário

Encontre a solução ideal para sua construção

Solicitar Orçamento