Tudo sobre a conservação de guindastes
Assim como nas mais diversas áreas, todo e qualquer equipamento deve passar por avaliações e manutenções corretivas e preventivas a fim de garantir mais segurança e conservar o equipamento por mais tempo.
Com os guindastes não seria diferente. Afinal, a movimentação de cargas por meio de guindastes envolve diversos fatores, dentre os principais está a segurança das pessoas que estão em volta. Além da necessidade de um operador devidamente treinado e experiente, os guindastes devem ser frequentemente avaliados e inspecionados de forma que estejam sempre em ótimas condições para executar serviços com eficácia.
Dentre os principais processos está a inspeção diária. Independentemente do modelo de guindaste, a inspeção deve ser feita previamente todas as vezes que a máquina for entrar em operação. Neste processo é verificado o nível do óleo do motor e dos redutores de elevação e da água do radiador. Em guindastes móveis é verificado o funcionamento dos mecanismos de manuseio da carga, ou seja, a elevação e o giro.
Após a inspeção diária, é preciso verificar o local da operação, desde as condições climáticas, de solo e se ela possui espaço suficiente para que a máquina gire em 360 graus livremente.
Caso essas inspeções apontem a necessidade de manutenção, é preciso avaliar se ela pode ou não ser feita no local em que o equipamento se encontra, o que é muito importante, uma vez que o tempo com desmontagem e remontagem e custo de frete pode inviabilizar totalmente o deslocamento.
Além de tudo isso, um ponto de suma importância é quanto aos cuidados com limpeza, principalmente quanto as peças móveis e as vedações, afinal, com os devidos componentes sempre protegidos e limpos é possível garantir maior vida útil ao equipamento.